Ser Repórter é...

Ser Repórter é...

domingo, 6 de junho de 2010

Proposta indecorosa

Por Cinthia Guimarães

Jornalista é, por prerrogativa, um contador de histórias. Histórias e 'estórias' alheias. Mas algumas vezes, nós viramos os protagonistas. Durante esses dois anos como repórter, colecionei algumas situações inusitadas na Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde fazia cobertura jornalística para o jornal Diário do Amazonas, do qual faço parte.

Um dia, certo vereador sem-noção quis me dar um "presente de Natal". Segundo ele, havia um envelope com uma quantia de dinheiro (não procurei saber quanto) pra me entregar por eu ser uma pessoa legal! Pensei: Como assim? Sou gentil, educada com todos, mas até hoje só poupei o fulano das matérias polêmicas por ele ser um político muito inexpressivo que nunca mereceu destaque! Respondi: "Muito obrigada, vereador, não preciso do seu dinheiro. Dê para alguém mais necessitado. Isso não condiz com meu trabalho!". Ele: "Mas é só um presentinho, Cinthia". Eu: "Eu não quero. O senhor está me ofendendo". Saí aborrecida e me sentindo ultrajada.

O episódio voltou a se repedir meses depois com outro parlamentar descarado, que um dia me abordou num cantinho da CMM dizendo que tinha o "do guaraná pra mim" porque eu era uma garota muito bacana, correta. Mais uma vez, tratava-se de um vereador inexpressivo (novato na CMM) que pensou que, ao me comprar, garantiria uma abstenção quando houvesse uma eventual crítica contra ele. Olhei pra cicrano e disse: "O que o senhor, está querendo dizer? Eu nunca dei nenhum motivo pro senhor me fazer essa oferta grosseira. Eu trabalho por jornal Diário do Amazonas, e não para o senhor, portanto, guarde seu dinheiro pra você. Se quiser aparecer pague uma assessoria de imprensa". Ele: "O que é isso, Cinthia não queria lhe ofender, só quero lhe ajudar. A 'fulana' (não posso dizer o nome) sempre recebe minha ajuda". Eu: "Quem disse que preciso da sua ajuda?".

Explico: entrevistados e fontes recorrentes agem assim porque profissionais antiéticos se submetem a esse tipo de situação, o que os faz pensar que todos os jornalistas também aceitariam a propostas indecorosas de propinas. Recuse sem saber o que é e de quanto de trata. Ao aceitar, você perde a fonte, perde bom senso e perde o respeito! Não vale a pena!

TODOS OS TEXTOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DOS AUTORES, NÃO COINCIDINDO, NECESSARIAMENTE, COM O PONTO DE VISTA DA EQUPE VIDA DE REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de Repórter