Ser Repórter é...

Ser Repórter é...

terça-feira, 15 de junho de 2010

Repórter de Polícia

Por Mariane Cruz

Eu era foca, em 2004, no Diário do Amazonas. Depois de alguns meses na redação, um colega – que assumiu um cargo de chefia – disse: você tem perfil de repórter de polícia. Até hoje não sei que perfil é esse, mas não é que eu gostei da editoria?

Numa das rondas (ligações e visitas às delegacias), descobri o caso de um menino de oito anos (acho que essa era a idade dele) acusado de homicídio. O caso havia acontecido no ramal Cristo Rei, bairro Tarumã. Fui até lá para saber o que, de fato, havia ocorrido.

Encontrei familiares do garoto em volta de um caixão que estava em cima de uma mesa. Tratava-se de uma família muito humilde. Nas comunidades rurais do Amazonas é comum a presença de espingardas. Essa foi a arma do crime.

Era hora do almoço. A mãe pediu que o filho buscasse farinha no quarto. O mantimento estava guardado dentro do guarda-roupa, perto da espingarda. Curioso, o garoto esqueceu a farinha e só teve olhos para a arma. Pegou-a na mão e passou a brincar com o objeto.

Percebendo a demora, a mãe chamou pelo filho. Entretido, ele não deu atenção. Foi quando ela resolveu ir até o quarto para saber o que estava acontecendo. Quando chamou pelo nome do filho, recebeu um tiro como resposta. O susto o fez disparar acidentalmente. A bala transfixou a cabeça da mulher, que morreu na hora.

Depois daí, a família preferiu evitar que o menino visse a mãe. Ele só falava: matei minha mãe!

No dia seguinte, a delegada de proteção à criança e ao adolescente, na época, doutora Graça Silva, foi ate à casa da família prestar atendimento ao menino. Era a primeira vez que ele veria a mãe morta, dentro do caixão.

Ele era menor que a altura da mesa. Lembro bem que colocou as mãozinhas nas beiradas do caixão e chamou: mãe... mãe... e, já sem forças, passou a chorar copiosamente.

Até hoje me comovo com essa história. Não lembro o nome dessa criança. Não sei o que aconteceu com ele, mas espero que ele tenha se perdoado pelo acidente que causou. Infelizmente, estamos sujeitos a isso.

TODOS OS TEXTOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DOS AUTORES, NÃO COINCIDINDO, NECESSARIAMENTE, COM O PONTO DE VISTA DA EQUPE VIDA DE REPÓRTER

2 comentários:

  1. Mariane, infelizmente quem já fez polícia um dia, guarda inevitavelmente histórias tristes como essa. só tem uma coisa que eu não sinto falta que é cobrir velório. acho que não existe nada pior no jornalismo.
    Meninas o blog tá muito bom. parabéns. qualquer dia mando uma historinha.

    Eric Gamboa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mesmo!Muito enriquecedor para quem não tem esta oportunidade de vivenciar estas histórias, para os estudantes tb , bacana...Muita prosperidade para vcs!

    ResponderExcluir

Vida de Repórter